Blog

A Segurança de um condomínio deve ser preocupação de todos


Postado em 16 de Agosto de 2017


A manutenção dos itens de segurança e o compromisso dos moradores com as regras tornam os condomínios mais seguros.

De acordo com o diretor de condomínios do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo, Sérgio Meira de Castro Neto, a segurança é um trabalho preventivo que envolve a participação e o envolvimento do síndico, funcionários e de todos os condôminos.

“A segurança depende de treinamento, reciclagem e conscientização dos moradores. É importante que os moradores tenham consciência de que a segurança é uma troca. Perde se em conforto e tempo – como os visitantes e prestadores de serviço serem anunciados para entrar, por exemplo -, mas se ganha por outro lado”.

(Sérgio Meira de Castro Neto – Diretor de condomínios do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo)

Outro ponto muito importante para a segurança é o plano de manutenção do condomínio, que visa manter o condomínio bem conservado de forma econômica e seguro, com portões, câmeras e elevadores funcionando de modo adequado para as características do edifício.

Pratique e incentive os condôminos e síndicos a tornar seu condomínio mais seguro com as dicas a seguir:

Portaria:

É um dos principais pontos de segurança do condomínio. Por ali circulam todas as pessoas.

O porteiro tem a função de cuidar dessa circulação. Para tanto, é preciso ter atenção na identificação de visitantes, entregadores, prestadores de serviços e terceirizados; controlar a saída e entrada de materiais e, eventualmente, o acesso de veículos.

O porteiro deve comunicar-se de forma direta com o zelador, gerente do condomínio ou síndico. E testar os sistemas de segurança e alarmes.

 

Riscos:

A entrada de pessoas sem a autorização do morador; guardar chaves, objetos ou pacotes de moradores; abrir o portão da garagem sem ter certeza de que o veículo pertence ao morador, entre outras medidas que podem colocar em risco a segurança do condomínio.

Apesar de não existir um sistema de proteção 100% seguro, um conjunto de ações preventivas e integradas contribuem para melhorar a segurança no condomínio, que poderá ser obtida se essas medidas estiverem apoiadas no tripé: equipamentos eletrônicos adequados, funcionários treinados e condôminos conscientizados.

Neste sentido, o papel do síndico é fundamental. Ele deve incentivar a participação de todos os moradores e funcionários e formar uma comissão específica para tratar do assunto.

 

Comunicação e manutenção:

É importante manter uma lista atualizada de todos os moradores, com placa de veículos e até nomes de parentes próximos para contato em caso de emergência. Todas as áreas devem ser bem iluminadas, sobretudo as entradas do condomínio. Evitar deixar objetos que obstruam a ampla visão da portaria.

É recomendada a instalação de dispositivos eletrônicos de segurança, se possível, com monitoramento por empresa especializada; e manter esses equipamentos sempre em perfeito estado de funcionamento.

Promover a integração do condomínio com órgãos de Segurança Pública e entre os prédios vizinhos, criando uma rede de segurança. Incentivar os funcionários a participar de cursos e palestras sobre segurança. Com equipamentos em funcionamento, funcionários treinados e condôminos conscientizados, a probabilidade de se manter os procedimentos sem falhas é muito grande. Isso ajuda a detectar e dificultar uma tentativa de invasão, pois o intruso tem como principal arma o fator surpresa, que cai por terra diante desta estrutura organizada.

Envolvimento:

Os moradores devem seguir as normas de segurança do condomínio e não se expor desnecessariamente.

Sempre acender a luz interna de veículo ou baixar o vidro ao chegar, para facilitar o reconhecimento do motorista. Estar sempre atento e, se possível, avisar antecipadamente as visitas e entregas que irá receber; caso seja algo inesperado, confirmar com exatidão na portaria antes de descer.

Quando for realizar festas, passar todas as informações necessárias, especialmente à lista exata de quem irá participar do evento, para que haja um controle na entrada dos convidados.

O morador não deve entregar suas chaves a pessoas fora de seu círculo familiar ou deixá-las na portaria. Se for viajar, deixar a chave com algum parente e o telefone dele na portaria para contato em caso de emergência.

Atenção com seu veículo na garagem mantenha-o sempre trancado e sem objetos à vista.

Colaborar com o vigia ou o porteiro; evitar irritação sem motivos concretos. Na maioria das vezes, o funcionário está seguindo as regras de segurança, como aguardar liberação para deixar entrar um visitante. Também é um fator de risco pedir para que este mesmo empregado realize outras tarefas, fazendo com que pare com suas funções primordiais e abandone seu posto.

Em breve publicaremos uma entrevista sobre a segurança dos prédios da Costa Norte, fique por dentro.


Feliz Dia Internacional da Mulher


Postado em 08 de Março de 2017

Temos a delicadeza das flores.
A força de ser mãe.
O carinho de ser esposa.
A reciprocidade de ser amiga.
Feliz dia Internacional da Mulher!


Ibis Hotel é inaugurado em Jacareí


Postado em 14 de Janeiro de 2017

 

A Rede Ibis, do grupo AccorHotels, inaugurou uma nova unidade em Jacareí – SP e faz parte da estratégia de expandir os hotéis da rede para cidades com potencial de crescimento e demanda por hospedagem. De acordo com o diretor de Operações da AccorHotels América do Sul, Franck Pruvost:

 

“A REGIÃO DE JACAREÍ TEM GRANDE POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO E ESTÁ ATRAINDO CADA VEZ MAIS EMPRESAS, ENTÃO EXISTE UMA CRESCENTE DEMANDA POR HOSPEDAGEM DE QUALIDADE.”

(diretor de Operações da AccorHotels América do Sul, Franck Pruvost).

O hotel foi construído em parceria com a Construtora Costa Norte e a Viaplan, e está inserido no Boulevard Jacareí Office & Mall, que dispõe de uma completa infraestrutura.

 

O empreendimento possui a decoração e os serviços da bandeira, com atendimento 24 horas, rampas para acessibilidade, ar-condicionado com controle automático, 130 quartos, instalações para pessoas com mobilidade reduzida, três salas de reunião com capacidade para até 100 pessoas e wi-fi grátis em todos os andares.

 


Acessibilidade como sinônimo de qualidade de vida


Postado em 21 de Setembro de 2016

A acessibilidade atualmente é um tema de suma importância. As primeiras discussões sobre esse assunto visavam à conquista e a concretização de vários direitos para os as pessoas com necessidade especial. Com o passar do tempo, a legislação ampliou seu olhar, estabe- lecendo, normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de qualquer pessoa e não somente para aquelas com alguma de ciência. Esse novo enfoque veio de encontro a outra real dade cada vez mais comum no Brasil, a de que a população está envelhecendo e, consequentemente, passa a ter mais dificuldades de locomoção. As razões para esse fenômeno podem ser confirmadas por indicadores como o declínio da fecundidade combinado com o aumento da perspectiva de vida da população idosa.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o país tinha 6,4 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 70 anos em 1999, o que correspondia a 3,9% da população total. Já em 2009, as pesquisas do Instituto apontaram que a população atingiu um efetivo de 9,7 milhões de idosos, correspondendo a 5,1%. Estudos realizados pela Organização das Nações Unidas – ONU revelam ainda que, em 2025, o número de pessoas idosas poderá chegar a até 34 milhões no país. Essa nova característica da sociedade, vem sendo assimilada por muitos setores. Na construção civil, por exemplo, as empresas estão adotando normas de acessibilidade por enxergarem essa questão como algo essencial para a qualidade de vida das pessoas.

Doroti Costa

De acordo com a consultora em acessibilidade Doroti Costa, um novo conceito de desenho univer- sal deve ser aplicado na criação de ambientes para que possam ser utilizados pelo maior número de pessoas, independentemente de idade, estatura ou condição física, sensorial ou cognitiva. “Devemos pensar que, no decorrer da vida e ao envelhecer, as necessidades das pessoas se alteram e, portanto, ao elaborar projetos de ambientes com base no desenho universal as pessoas poderão utiliza-los de forma equitativa com segurança e autonomia”, explica.

Focados neste conceito os novos projetos de empreendimentos, trazem soluções cada vez mais modernas e e cientes quanto a esse assunto. Para Doroti, investir em acessibilidade se tornará um grande diferencial na hora de adquirir um imóvel, ou seja, acessibilidade também é sinônimo de valorização financeira.

“Acessibilidade vai muito além de rampas e banheiros adaptados. O déficit de empreendimentos desse tipo se dá muito pela falta de percepção do mercado. Muitas pessoas não entendem o valor agregado que a acessibilidade traz ao empreendimento e como aumenta o potencial de consumo”, explica.

O Costa Norte Offices Royal Park, empreendimento comercial lançado pela Construtora Costa Norte, pioneira nesse assunto em São José dos Campos, contará com total acessibilidade para atender pessoas com diferentes problemas de locomoção. Além de ser cercado por rampas de acesso, ter banheiros adaptados, 50% das portas terem 95 cm de largura para facilitar o acesso de cadeiras de rodas, o edifício conta ainda com pisos e mapas táteis, placas em braile e recurso sonoros.

De acordo com o diretor da Costa Norte, Luiz Rodolfo Fedato a preocupação com a acessibilidade deve se estender para todos. “Muitos pensam que esses itens são destinados a apenas pessoas com de ciência, mas não. À medida que for envelhecendo, toda a população necessitará desses recursos. Jovem ou idoso, todos nós podemos passar por dificuldades físicas temporárias ou definitivas durante a vida e é essa preocupação que buscamos trazer aos empreendimentos da Costa Norte, para garantir o máximo de conforto e segurança aos nossos clientes”, destaca.

Fonte: Matéria na íntegra da Revista Home Review nº 2, Páginas de 10 a 15


Acessibilidade levada a sério


Postado em 14 de Setembro de 2016

Nós investimos e valorizamos a acessibilidade. Desenvolvemos projetos que vão além das exigências legais.

Nossos empreendimentos comerciais possuem todas as sinalizações em braile, espaços reservados para cadeirantes, elevadores com identificações sonoras dos andares e muito mais.

Fique de olho, em breve compartilharemos matérias e entrevistas sobre o assunto.

Foto: Mapa Tátil – Costa Norte Offices


01 de setembro – Dia do profissional de educação física


Postado em 01 de Setembro de 2016

Hoje é o dia do Profissional de Educação Física. Dia de agradecer a todos os envolvidos na educação corporal, mental e profissional daqueles que brilharam durante as Olimpíadas Rio 2016, daqueles que brilharão nas Paralimpíadas e de todos aqueles que dedicam a sua vida ao esporte.

Professor, Treinador, Preparador, Personal, seja qual for a área ou esporte.

Feliz dia do Profissional de Educação Física.


Morar perto do trabalho é mais qualidade de vida para você. Pense nisso!


Postado em 26 de Agosto de 2016

Vivemos olhando para o relógio. Temos hora certa para sair e para chegar, tarefas a cumprir, pouco tempo para gastar e um trajeto exaustivo, estressante e demorado entre trabalho e residência.

Esse tempo perdido com o deslocamento pode ser redirecionado para atividades muito mais interessantes, que valorizam sua saúde física e mental e que envolvam lazer, família e amigos.

Além disso, a proximidade entre residência e trabalho também é vantajoso para a sua carteira, uma vez que se economiza com passagem, combustível, desgaste pessoal, manutenção do seu automóvel e alimentação.


18 de outubro – Dia do Pintor


Postado em 18 de Outubro de 2014

E laranja, amarelo, verde, branco, vermelho… Da cor que escolhermos! Parabéns aos pintores!


17 de outubro – Dia do Eletricista


Postado em 17 de Outubro de 2014

A segurança de um empreendimento demanda bons profissionais! As nossas felicitações aos eletricistas!


Frase da semana


Postado em 13 de Outubro de 2014

Boa semana!


12 de outubro – Dia das Crianças


Postado em 12 de Outubro de 2014

Porque, já dizem especialistas, dizer não muitas vezes é um ato de amor. Eduque as crianças e teremos cidadãos conscientes.


11 de outubro – Dia do Deficiente Físico


Postado em 11 de Outubro de 2014

Oferecer acessibilidade é dar autonomia àqueles em condições especiais de mobilidade.


Dica do dia


Postado em 09 de Outubro de 2014

As fotografias contam a nossa história. Que tal utilizá-las na decoração e criar um ambiente intimista?


Boa semana!


Postado em 06 de Outubro de 2014

Porque ser feliz é a melhor terapia!