WhatsApp

Acessibilidade: Um direito de todos!

Postado em 13 de Outubro de 2021

Uma das maiores dificuldades que cercam as pessoas com deficiência é a falta de acessibilidade. Muitos são os relatos de problemas relacionados à estrutura do edifício.

Segundo o Art. 8º da Lei de Acessibilidade n° 5.296/04, acessibilidade é: “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.”

Uma preocupação cada vez maior resultando no crescente número de obras que adotam as medidas necessárias para que todas as pessoas com mobilidade reduzida possam circular pelo local sem dificuldade.

Trata-se, portanto, de um conceito bem amplo e que, certamente, não se limita a uma rampa e um banheiro para cadeirantes. Sua efetiva implementação nas empresas e edifícios requer informação e conhecimento, além de adequações estruturais e sinalização, entre outras medidas.

Principais alternativas de adequação

Existem previsões normativas como a norma brasileira ABNT NBR 9050:2015/Em1:2020, que trata da “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”. Essa norma regula com detalhes os diversos aspectos construtivos que orientam os espaços e as estruturas.

Por sua vez, deve-se levar em conta que a adequação para acessibilidade não se limita às transformações estruturais. Nesse sentido, é preciso considerar o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, com orientação à equipe, assim como se faz para implantar uma cultura de segurança do trabalho preventiva.

Além disso, cada organização deve fazer um diagnóstico da realidade de suas instalações, da ergonomia local e do que mais precisar ser adequado. É indispensável levar em conta não apenas o caminho físico estrutural da acessibilidade, mas as condições ambientais locais (temperatura e luminosidade) e organizacionais (cultura e clima interno) para fazê-lo.

Por isso, a Construtora Costa Norte já traz em seus empreendimentos diferenciais de acessibilidade garantindo o máximo de conforto a todos.

Nossos edifícios contam com:

  • Pisos regulares e rampas.
  • Estacionamento com vagas próximas, reservadas e devidamente sinalizadas.
  • Elevador acessível com espaço de 1,50 m de largura, botões entre 80 cm e 1,20 de altura, sinalização sonora e tempo padrão de fechamento das portas.
  • Portas largas e maçanetas nas alturas dos botões de elevador, facilitando a passagem de cadeira de rodas.
  • Banheiros acessíveis, com um espaço maior, sanitários adaptados e corrimões para facilitar o uso.
  • Piso tátil facilitando o acesso de deficientes visuais perto dos elevadores, degraus, rampas e locais que indiquem desnível.
  • Mapa tátil e comunicação em braile.
#Acessibilidade #DireitoDeTodos


Não encontrou o que estava procurando?

Deixe seu contato para um atendimento personalizado: