WhatsApp

Certificada pela ABNT, São José dos Campos se tornou a primeira cidade inteligente do Brasil

Postado em 18 de Março de 2022

 

São José dos Campos tornou-se a primeira “cidade inteligente” do Brasil. O título, certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A certificação ocorreu de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization). Apenas 79 cidades no mundo possuem esta certificação.

O processo de certificação foi uma iniciativa inédita no Brasil e está sendo desenvolvido pela ABNT em associação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, complexo de inovação e empreendedorismo criado e apoiado pela prefeitura. São José faz parte do projeto piloto de certificação e será a cidade onde a metodologia será testada e ajustada nos próximos meses.

A parceria prevê que o Parque Tecnológico e a ABNT atuem em conjunto na certificação nacional para cidades inteligentes, consolidando a aplicação das normas ISO. Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento.

Segundo a prefeitura, o processo de certificação pode ajudar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos.

Metodologia

A metodologia leva em consideração um total de 259 indicadores presentes nas três normas ISO: 37.120, 37.122 e 37.123. Partindo do conceito de cidades e comunidades sustentáveis, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), as três normas tratam de temas específicos.

São avaliados os indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, indicadores de cidades inteligentes e indicadores de cidades resilientes, com ações e desenvolvimento perenes.

A ABNT é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1940, considerada de utilidade pública pela lei 4150/6. É membro fundador da International Organization for Standarlization, sendo sua representante exclusiva no Brasil. Em sua trajetória de mais de 80 anos, a ABNT responde pela elaboração e o fomento de normas técnicas para os diversos setores da sociedade.

 

Matéria: SPRio+

 

 



Não encontrou o que estava procurando?

Deixe seu contato para um atendimento personalizado: