WhatsApp

Conheça as Vantagens do Piso Elevado em Escritórios

Postado em 12 de Novembro de 2021


São diversas as vantagens dos pisos elevados e por isso eles têm sido usados cada vez mais em ambientes corporativos. Eles unem flexibilidade, simplicidade de manutenção e opções de design, além de apresentar uma alternativa prática aos pisos tradicionais. Com o planejamento certo, é garantido que o piso vai trazer não apenas o visual ideal, mas também ajudar na cobertura de tubulações, fiações e outros subsistemas necessários à otimização do ambiente. Confira algumas vantagens dos pisos elevados:

Instalação rápida

Uma das grandes vantagens do piso elevado em um projeto é a rapidez da instalação. Embora o tempo médio necessário para a colocação dependa de cada tipo de material utilizado, esse tempo ainda é menor se comparado aos tradicionais.

Contudo, é necessário avaliar as necessidades do cliente, devendo levar em consideração não apenas as preferências estéticas, mas também as principais necessidades práticas a serem supridas pelo piso. Com a automatização cada vez mais presente nos ambientes corporativos, é comum a necessidade de vários cabos ligando e interligando máquinas. Além desses cabos, os sistemas de controle de temperatura e passagem da água exigem canos, tubos e outros subsistemas que contribuem para o melhor funcionamento do ambiente.

Esses apetrechos ocupam espaço e dificilmente são integrados de maneira harmoniosa com a decoração, um dos desafios da arquitetura corporativa. Dessa forma, uma das vantagens do piso elevado, é oferecer uma opção prática para incorporar esses subsistemas sem prejudicar a arquitetura ou decoração do ambiente.

Após feito o projeto, levando em conta os requisitos necessários, a instalação do piso elevado é relativamente rápida. Por ter suas peças encaixadas em cima de pedestais colocados na superfície, esse tipo de material dispensa o assentamento com argamassa necessário na instalação de pisos comuns.

Mobilidade e reaproveitamento

Outra vantagem do piso elevado é sua versatilidade, ele pode ser colocado em cima de uma superfície já existente, a qual servirá de apoio para os pedestais.

O fato de serem peças modulares que são apenas encaixadas em cima dos pedestais faz com que ele também seja de fácil remoção. Isso permite com que as peças sejam reaproveitadas em outros ambientes, caso necessário.

Dessa maneira, você consegue sempre renovar os ambientes sem ter que gastar com novos acabamentos. Isso valoriza, e muito, o seu projeto.

Praticidade

Uma das maiores vantagens do piso elevado é a possibilidade que ele cria para as passagens de fios e outras instalações necessárias ao melhor funcionamento do ambiente corporativo. A altura desses vãos deve ser calculada de acordo com a estrutura de subsistemas a serem cobertas pelo piso, ou seja, o espaço ocupado pelos tubos, fios, cabos, entre outros.

O que torna o piso elevado para escritório ainda mais prático é a facilidade que ele oferece para a inspeção de cabos e tubulações. Como ele é constituído por peças modulares, que podem ser retiradas uma a uma, o técnico tem acesso a setores dos subsistemas sem precisar quebrar ou danificar estruturas.

Variedade de Materiais

Outra vantagem dos pisos elevados é que eles oferecem diversas opções e podem ser encontrados em diversos tipos de materiais, como: Gesso, concreto e aço. O tipo de piso elevado mais tradicional hoje em dia é o de placas de aço com preenchimento de concreto celular.

Algumas das propriedades que variam de um tipo de piso para outro são: Massa, capacidade, forma de regular a altura e encaixes.

Os principais tipos disponíveis hoje no mercado são os pisos elevados: 

  • Metálicos: Possuem pedestais com altura regulável, o que possibilita o nivelamento do piso mesmo quando o substrato apresenta desnivelamento
  • Termoplásticos: Caracterizados pela leveza dos módulos e, consequentemente, a facilidade de instalação e remoção de peças
  • Monolíticos: Este é aplicado com uma massa autonivelante e é constituído por uma malha de elementos de PVC
  • Minerais: Por serem instalados a seco, dispensam o tempo de secagem necessário às outras opções. O que é uma vantagem em relação aos demais
Propriedades do revestimento do piso elevado para escritórios

Devido à força dos pedestais, a estrutura do piso suspenso para escritório apresenta grande resistência e suporta grandes cargas. Porém, para garantir a integridade do piso, é necessário um cuidado maior com o acabamento escolhido para a superfície. Embora esse tipo de material suporte cargas pesadas, um acabamento mais sensível, como o porcelanato, pode não aguentar o peso e sofrer rachaduras.

Por isso, durante a escolha dos revestimentos, é essencial que se leve em consideração as necessidades de cada ambiente. Cada material possui diferentes propriedades que vão além do valor estético.

Propriedades de cada tipo de acabamento tornam alguns mais adequados para certos ambientes do que outros, são elas: Emborrachamento, impermeabilidade, isolamento acústico e térmico e a facilidade de manutenção.

Em salas de reunião, por exemplo, o isolamento acústico é tão importante quanto o aspecto visual. Por esse motivo, muitas empresas acabam optando pelo uso do carpete, o qual, além de oferecer isolamento acústico e térmico, contribui para uma estética moderna.

Para ambientes internos corporativos, existem também, como opções de acabamentos, a madeira, o granito, o mármore e o vinílico, dependendo da estética desejada para o projeto.

Como cada material possui propriedades distintas, consulte antes informações a respeito de cada um, como a forma de instalação, necessidade de manutenção e resistência a cargas, antes de tomar uma decisão.

Os edifícios comerciais da Construtora Costa Norte oferecem pisos elevados pensando nas necessidades de cada cliente. Contate um de nossos corretores e venha conhecer: (12) 99717-4029

Matéria: Marelli



Não encontrou o que estava procurando?

Deixe seu contato para um atendimento personalizado: