WhatsApp

Montando um jardim na varanda do apartamento

Postado em 06 de Fevereiro de 2021

 

Ter uma pequena área verde em seu lar é uma forma de aumentar a qualidade de vida, de criar um hobby e até de completar o estilo de decoração. Mesmo quem não possui um quintal, como quem mora em apartamento, pode ter um pequeno jardim para chamar de seu.

Escolha as plantas certas para a incidência solar

Para que as plantas cresçam saudáveis ou mesmo floresçam, elas exigem a quantidade certa de luz. Como cada espécie tem necessidades específicas, é fundamental conhecer quais são os tipos que combinam com as características da sua varanda.

Se essa área é virada para o norte ou para o oeste, há um período maior de incidência solar. Isso torna o lugar ótimo para plantas que pedem sol pleno ou meia-sombra. Suculentas e azaleias são boas opções de sol pleno, enquanto as violetas africanas e as begônias são escolhas adequadas para meia-sombra.

Já se a varanda é voltada para o leste ou para o sul, é melhor selecionar as de sombra. Samambaias e alguns tipos de orquídeas são as alternativas ideais.

Considere montar um jardim em formato vertical

Em geral, a sacada do apartamento não tem espaço tão grande quanto um cômodo. Então, a regra é otimizar a área e aproveitá-la de modo a maximizar o que está disponível.

Para não deixar de montar um jardim na sua varanda mesmo se as dimensões forem restritas, vale a pena apostar na versão vertical. Com um painel de madeira, corda ou bambu é possível pregar vasos ou criar uma parede verde. Como não ocupam espaço no chão, a circulação não fica comprometida e a natureza passa a fazer parte do ambiente.

Escolha plantas de diferentes espécies e alturas

Para trazer dimensão ao jardim, o melhor é não se apegar a apenas um ou dois tipos de plantas. Em vez disso, crie uma composição com espécies e alturas distintas para elaborar um visual bem bonito.

É possível unir arbustos e flores, por exemplo, ou pequenas árvores de vários tamanhos. Também é valido optar por vasos distintos, de modo a estabelecer uma harmonia entre os itens. Ao elaborar um visual variado, o resultado será muito mais bonito e vibrante.

Integre os elementos naturais à decoração

Ao montar um jardim na varanda, é essencial que ele seja parte integrante da decoração – e não algo que fica separado. Deixar o verde de um lado, longe de onde estão os móveis, só servirá para desvalorizar todo o projeto de paisagismo.

Portanto, aproveite para integrar as plantas e flores ao espaço de convivência. Coloque um pequeno vaso na mesa de centro, por exemplo, e deixa as cadeiras próximas ao jardim vertical. Permita que haja interação com os elementos naturais, para que eles possam valorizar ainda mais o ambiente.

 

Depois de colocar essas sugestões em prática, a partir daí, é só curtir a área com um toque de natureza e aproveitar todos os benefícios.

Tem alguma outra dica para compor o espaço? Conte nos comentários, compartilhe suas opiniões e nos mostre o seu jardim.



Não encontrou o que estava procurando?

Deixe seu contato para um atendimento personalizado: