WhatsApp

Trabalhar presencialmente é mais benéfico psico e fisicamente!

Postado em 12 de Fevereiro de 2021

 

Pode parecer contraditório, já que trabalhar em casa faz com que você não precise se locomover tanto, mas diversos são os fatores que podem fazer o trabalho em esquema Home Office ficar mais cansativo do que o presencial, desde os aspectos físicos até os psicológicos. E isso é agravado pela situação atual da pandemia da Covid-19.

A Mudança na Comunicação

Comunicar-se somente à distância tende a ser cansativo, especialmente para quem não está habituado, segundo o psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello supervisor do programa de ansiedade do instituto de psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo).

“No contato pessoal, a gente tem uma senso-percepção muito maior. Ou seja, a gente vê a expressão no rosto da pessoa, a forma como ela está vestida, se ela toma muito café, se ela fuma, isso é muito importante no trabalho porque permite que a gente faça devaneios, faça uma piada, uma brincadeira. Tudo isso ajuda a relaxar”, explica.

As pequenas conversas no escritório também servem de suporte psicológico. “Você vira para a pessoa que está na mesa ao lado e fala: ‘Este trabalho é difícil, hein? E a pessoa complementa. Esta relação de apoio social é muito boa e se perde no trabalho à distância.”

Redução da Atividade Física

Ficar o dia todo sentado prejudica as articulações e a circulação do sangue, além de reduzir a taxa de metabolismo e afetar negativamente o humor, o que pode provocar desconforto e sensação de cansaço físico e mental, segundo Patrícia Chakur Brum, professora titular de Fisiologia do Exército da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

“O simples fato de andar até o ponto de ônibus ou metrô já faz a diferença”, em comparação com ficar sentado em casa, diz a especialista. “O movimento das pernas ajuda a bombear o sangue de volta ao coração; sem isso, temos um acúmulo de sangue nos membros inferiores”, explica.

A atividade física, ainda que moderada, estimula a liberação de hormônios como as endorfinas, a serotonina e as catecolaminas, que geram a sensação de bem-estar, melhoram o humor, aumentam o prazer e reduzem a depressão, de acordo com a especialista.

Além disso, esses hormônios facilitam o raciocínio e a memória. Quando se reduz a sua produção, as atividades cerebrais podem ficar mais cansativas, afirma Brum.

Adaptação da Rotina

A mudança do trabalho presencial para o Home Office exige “reorganizar uma nova rotina, e isso gera cansaço”, afirma Vanessa Cepellos, professora de Gestão de Pessoas da FGV fundação Getúlio Vargas.

A nova rotina envolve não apenas mudanças nas atividades profissionais, mas também novas tarefas domésticas que muitas vezes não estavam previstas. Por exemplo, fazer o próprio almoço ou cuidar dos filhos que estão sem aula ou estudando em casa por ocasião de isolamento social. “Estabelecer novos hábitos, orquestrar estes hábitos com as outras pessoas da casa, definir que horas o trabalho começa e que horas termina, tudo isso pode gerar estresse”, diz Cepellos.

Excesso de Detalhes Tecnológicos

Faltando 5 minutos para uma reunião online, a pessoa descobre que precisa primeiro baixar um programa para fazer teleconferência, depois vê que deve abrir uma conta de um e-mail em um provedor específico e, quando finalmente consegue iniciar a reunião, o microfone não está funcionando. Quem nunca passou por algo semelhante?

Adaptar-se a essa realidade exige um esforço e, portanto, cansa, a firma Mello. Ele alerta que tentar se adaptar à nova realidade mais rápido do que o corpo aguenta pode provocar problemas como insônia, palpitação e fobias.

Relação com o Chefe

O trabalho à distância muda a relação entre o subordinado e o chefe. “Os gestores precisam ser compreensivos com o funcionário. O profissional precisa do apoio da empresa, ainda mais nesse momento de sobrecarga, porque se não as pessoas vão ficar esgotadas e isso é ruim até para a empresa”, afirma Cepellos.

 

Fonte da Matéria: UOL



Não encontrou o que estava procurando?

Deixe seu contato para um atendimento personalizado: